Windows XP já morreu, mas alguém parece ter conseguido dar ao velho sistema operacional uma sobrevida. Desde abril sem ser capaz de baixar qualquer tipo de atualização, incluindo as de segurança, o software ganhou um hack simples no Registro que permite "enganar a Microsoft" e continuar recebendo os updates. Para saber como fazer, acompanhe as dicas abaixo e teste no seu computador.
Basicamente, basta criar um novo arquivo simples de registro com o texto correto e, em seguida, executá-lo. A tarefa é fácil de fazer e não requer nenhum conhecimento aprofundado sobre o Windows XP – basta saber mudar a extensão de um arquivo. Confira como funciona a "gambiarra".

Primeiro, abra um arquivo em branco do bloco de notas e cole o seguinte:
Windows Registry Editor Version 5.00
[HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\WPA\PosReady]
“Installed”=dword:00000001
Depois, mude a extensão do arquivo de TXT para REG. Ao final, dê um duplo-clique no arquivo e você terá mudado o registro de sua máquina com sucesso. Dessa maneira, a Microsoft passará a identificar o Windows XP como uma versão mais recente, lançada em 2009 (Windows Embedded POSReady 2009), permitindo baixar as atualizações de segurança normalmente, independente do fim do suporte.
Vale destacar, porém, que o hack só funciona no Windows XP de 32 bits com o Service Pack 3 instalado. Além disso, não há garantias de que a gambiarra funcione para sempre – o mais indicado ainda é fazer o upgrade do sistema o mais rápido possível e antes de a Microsoft encontrar uma maneira de bloquear as atualizações de segurança por meio do hack de vez.
Atualização: Após a divulgação do hack, a Microsoft se pronunciou pedindo cautela. Como era de se esperar, a fabricante do Windows aconselhou não realizar a alteração no registro. Confira o comunicado na íntegra:.

"Recentemente, tomamos ciência de um hack que visa fornecer atualizações de segurança para os usuários de Windows XP. As atualizações de segurança que podem ser instaladas são destinados para Windows Embedded e clientes do Windows Server 2003 e não protegem completamente os clientes do Windows XP", explica. "Há também risco significativo de problemas de funcionalidade caso instalem essas atualizações, pois elas não são testados no Windows XP. A melhor maneira para para proteger seus sistemas continua sendo atualizar para um sistema operacional mais moderno, como o Windows 7 ou Windows 8.1.", disse a nota.

Postar um comentário

 
Top