Os novos processadores e chipsets Ivy Bridge da Intel chegaram às mãos do consumidor há poucos dias, no entanto, já surgiram as primeiras informações sobre a plataforma substituta. Os Haswell deverão ser lançados em 2013 e alguns detalhes técnicos, bem como nomes dos chipsets, foram divulgados pelo site VR-Zone.





Entre as especificações da geração, estão a introdução das novas memórias DDR4, suporte ao DirectX 11.1  e cache em nível 4 (atualmente, os processadores dispõem de cache em terceiro nível, ou L3). Outros recursos, como RAID e cacheamento a partir da combinação de disco rígido e SSDs, parecem ter um valor universal para todos o modelos.
Sabe-se, também, a nomenclatura e o perfil que a Intel dará aos chipsets, que calçarão os notebooks com processadores Haswell. Seguindo um padrão estabelecido nos Sandy Bridge, os portáteis destinado à base ampla de consumidores poderão adotar três modelos de chipsets: HM87, HM85 e HM80. Laptops com vocação corporativa estarão limitados ao QM87. Já os ultrabooks terão uma plataforma específica, batizada de UM83.
Segundo as fontes do VR-Zone, a Intel também desenvolve um SoC (sigla em inglês para “sistema em um chip”). Neste único chip, estará integrado o chip controlador do chipset, CPU, GPU e outros recursos. Dado o perfil de baixo consumo deste tipo de solução, o Haswell SoC deverá ser destinado a tablets.

Postar um comentário

 
Top