Microsoft publicou um post no blog sobre desenvolvimento de aplicativos do Windows 8 explorando as diversas – e ainda inexploradas – possibilidades das live tiles na interface Metro do sistema. No texto, a empresa explica como os desenvolvedores podem tirar partido dos recursos oferecidos pelos ícones.




Embora estejam presentes desde o lançamento do Windows Phone 7, as live tiles ainda são subutilizadas por desenvolvedores. A ideia da Microsoft é esclarecer os potenciais da linguagem gráfica da interface, especialmente neste momento em que a Metro passa a dominar todo o ecossistema Windows.



Um dos pontos centrais do texto é chamar atenção para que os quadrados que representam os aplicativos oferecem recursos que podem interagir com o usuário. Por exemplo, um aplicativo do Twitter ou Facebook pode exibir notificações na interface, facilitando a vida do usuário. Um serviço que dependa da Internet para atualizar conteúdos pode exibir alertas em tempo real.
As tiles podem também mostrar imagens quando for importante, deixando o aspecto de cor predominante para trás e chamando mais a atenção de quem está usando o computador. Além disso, as tiles podem ter mais de um aspecto. Isto é, serem mais retangulares para dar espaço ao tipo de conteúdo que os desenvolvedores desejam exibir no atalho.

Postar um comentário

 
Top