Na última semana, um post polêmico de um dos dubladores da série Half-Life causou tristeza, furor e pode ter aumentado a taxa mundial de suicídios (</exagero>). Presente em vários títulos da Valve, o ator John Patrick Lowrie respondeu, em seu blog, ao ser perguntado se Half-Life 3 estaria mesmo em produção: “Desculpe, mas receio dizer que o oposto é verdade. Half-Life 3 ainda não está sendo trabalhado, pelo que sei”.
Diante da comunidade de fãs que levam muito a sério toda e qualquer informação sobre o jogo, uma declaração dessas não poderia passar despercebida. Tendo em vista a massa que mobilizou após o infeliz pronunciamento, Lowrie se viu obrigado a pedir desculpas: “Meus comentários pareceram causar uma enorme confusão e, quando tentei minimizar a confusão, falei errado e causei uma confusão maior ainda”, disse o ator ao site CVG. “A coisa mais importante que devem saber sobre atores vocais é que nós somos os últimos a saber qualquer coisa. Nós não sabemos nada sobre um projeto até que sejamos contratados para fazer as vozes dele”, explicou.
E, por fim: “O que eu estava tentando dizer antes (e falhei), é que, o que quer que Gabe Newell (presidente da Valve) tenha a dizer sobre um projeto, é a melhor informação que você conseguirá. Ele possui a companhia e sabe o que está acontecendo.” Ok?
Embora muitas pessoas não-possuidoras de um bom coração adorem fazer piadas e enganar os inocentes sobre o lançamento do que, provavelmente, é considerado o jogo mais aguardado do século, a essa altura nós já sabemos que nem tudo o que reluz é um fato concreto sobre a continuação de Half-Life.
A edição de agosto da revista PC Gamer trouxe uma
montagem onde especularia o próximo passo da Valve, de acordo com todos
os dados até o momento, e a novidade seria, finalmente, o próximo título
da série. Mas é claro que foi uma brincadeira. E é claro que levaram a sério.
No último mês, um post no Reddit sugeriu que um ARG para HL3 teria sido descoberto, e é claro que ele também foi levado a sério. Até o bonitinho Surgeon Simulator 2013, do Bossa Studios, foi alvo de especulações sobre o jogo.
Na somatória de tudo, fica a lição de qual é a primeira regra do clube do Half-Life 3: você não fala sobre o clube do Half-Life 3.