Após a confirmação do PlayStation 4 no evento da Sony as discussões sobre as novas possibilidades e inovações do console tiveram início no meio gamer. Dentre as novidades apresentadas estão o controle DualShock 4, com acesso direto à nova rede social do console, e o sistema Gaikai, que permitirá streaming de vídeo, modo de espectador e mais.


Sendo assim, a palavra chave do PS4 é streaming – a transmissão via internet. Nesta nova geração a Sony quer aumentar a interação entre seus clientes, dando maior foco social ao novo PlayStation, que funcionará como uma central de multimídia. A ideia é aproximar os jogadores, tornando a experiência cada vez mais "multiplayer" e permitindo troca de conteúdo entre eles de forma instantânea e facilitada. Fazendo um exercício de futurologia, o PS4 pode ser um importante passo na transição do videogame baseado em mídias físicas (Blu-rays e DVDs) para uma experiência total em nuvem.

Além da possibilidade de streaming, o sistema Gaikai dará ao jogador acesso a todos os games da família PlayStation. Será possível baixar jogos clássicos por um preço um pouco menor, apresentando uma alternativa no modelo em nuvem para o problema de rodar jogos de consoles anteriores, que seriam incompatíveis com a arquitetura do PS4.

Gaikai é um serviço que roda jogos em nuvem (Foto: Reprodução) (Foto: Gaikai é um serviço que roda jogos em nuvem (Foto: Reprodução))

Outro exemplo da tendência à integração de jogadores na rede, influenciando a experiência de jogo uns dos outros, é a promessa do esperado Watch Dogs. A Ubisoft anunciou uma funcionalidade inovadora que permitirá que ações de players no modo multiplayer tenham impacto no mundo apresentado em campanhas single player. A mecânica ainda não foi totalmente detalhada, mas a ideia de "hiperconectividade" é mais um indício do que deve se tornar uma das grandes forças já na próxima geração dos games.

Postar um comentário

 
Top