A Samsung é mesmo uma 'imitadora', mas isso não tira sua capacidade de inovação. Pelo menos essa é a conclusão a que chegou a Fast Company, em sua tradicional lista anual com as 50 empresas mais inovadoras do mundo.

A sul-coreana "elevou a imitação a uma forma de arte", informa a publicação ao justificar os motivos pelos quais a empresa ocupa a 17ª colocação no ranking. Isso porque a empresa utiliza a estratégia da "inovação focada" em seus smartphones.

A revista explica o conceito com base na explicação de Oded Shenkar, professor da Ohio State University e autor do livro 'Copycats' ('Imitadores'). "Basicamente, você inova nas áreas onde você possui a vantagem e imita no resto", ele explica. A revista aponta que o conceito se aplica à Samsung, que se apoia na interface inspirada no iPhone, mas domina em sua área de expertise, com grandes e belas telas.

Shenkar, que denomina a empresa como "imitadora inovativa", lembra que a própria Apple, que tanto disputa judicialmente com a rival sul-coreana, nunca se envergonhou em dizer que se inspirava no trabalho dos outros para criar seus produtos. Em entrevista de 1996, segundo a publicação, Steve Jobs repetia uma fala de Picasso: "Bons artistas copiam, grandes artistas roubam". O iPod foi baseado em produtos esquecidos da Diamond Multimedia e da Creative Labs; o iPhone se inspirou no Palm, e o iPad foi criado em cima de um projeto de tablet da Microsoft que nunca decolou.

Confira a lista com as 20 empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Fast Company:

1)
Nike
2)
Amazon
3)
Square
4)
Splunk
5) Fab
6) Uber
7)
Sproxil
8)
Pinterest
9)
Safaricom
10)
Target
11)
Google
12)
AirBNB
13)
Apple
14)
Coca-Cola
15)
Pig Newton
16)
TenCent
17)
Samsung
18)
Buzzfeed
19)
Nasty Gal, Modcloth, Styleseat, Science, Snapette, Birchbox, Ahalife
20) Seechange Health

Postar um comentário

 
Top