A Samsung é mesmo uma 'imitadora', mas isso não tira sua capacidade de inovação. Pelo menos essa é a conclusão a que chegou a Fast Company, em sua tradicional lista anual com as 50 empresas mais inovadoras do mundo.
A
sul-coreana "elevou a imitação a uma forma de arte", informa a
publicação ao justificar os motivos pelos quais a empresa ocupa a 17ª
colocação no ranking. Isso porque a empresa utiliza a estratégia da
"inovação focada" em seus smartphones.
A revista explica o
conceito com base na explicação de Oded Shenkar, professor da Ohio State
University e autor do livro 'Copycats' ('Imitadores'). "Basicamente,
você inova nas áreas onde você possui a vantagem e imita no resto", ele
explica. A revista aponta que o conceito se aplica à Samsung, que se
apoia na interface inspirada no iPhone, mas domina em sua área de
expertise, com grandes e belas telas.
Shenkar, que denomina a
empresa como "imitadora inovativa", lembra que a própria Apple, que
tanto disputa judicialmente com a rival sul-coreana, nunca se
envergonhou em dizer que se inspirava no trabalho dos outros para criar
seus produtos. Em entrevista de 1996, segundo a publicação, Steve Jobs
repetia uma fala de Picasso: "Bons artistas copiam, grandes artistas
roubam". O iPod foi baseado em produtos esquecidos da Diamond Multimedia
e da Creative Labs; o iPhone se inspirou no Palm, e o iPad foi criado
em cima de um projeto de tablet da Microsoft que nunca decolou.
Confira a lista com as 20 empresas mais inovadoras do mundo, segundo a Fast Company:
1) Nike
2)Amazon
3) Square
4) Splunk
5) Fab
6) Uber
7) Sproxil
8) Pinterest
9) Safaricom
10) Target
11) Google
12) AirBNB
13) Apple
14) Coca-Cola
15) Pig Newton
16) TenCent
17) Samsung
18) Buzzfeed
19) Nasty Gal, Modcloth, Styleseat, Science, Snapette, Birchbox, Ahalife
20) Seechange Health
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário