O novo iPad da 4ª geração, com 128 GB, já está disponível para compra nos Estados Unidos. O produto chegou às lojas físicas e virtuais nesta terça-feira, 5, com o dobro de espaço em relação ao que até então era o mais potente da linha, com 64 GB.

A nova versão do tablet da Apple, com maior capacidade de armazenamento vem disponível em dois modelos. O mais barato conta apenas com conexão WiFi e custa US$ 799; já o aparelho com 4G sai US$ 929.

O valor alto já tem chamado a atenção no país. Isso porque a Apple estaria cobrando muito mais do que o preço de custo para o armazenamento adicional. Segundo analistas, os 64 GB adicionais neste novo iPad custam um cerca de US$ 35,20 à empresa, enquanto o aparelho custa US$ 100 a mais para o consumidor final, aponta o analista Andrew Rassweiler da IHS em entrevista à CNET.

Segundo ele, a nova versão do produto só foi possível graças à redução do preço da memória flash NAND, utilizada no iPad, que possibilitou o lançamento do tablet mantendo uma alta margem de lucro. "O custo por gigabyte em memória flash NAND para a Apple, atualmente é de US$ 0,55/GB. No ano passado, era próximo de US$ 0,90/GB", disse Rassweiler.

Além da capacidade de armazenamento, não houve nenhuma alteração de hardware no tablet em relação à atual geração de iPads. O processador continua o A6X, desenvolvido pela Apple, com a tela retina.

Com o lançamento nesta faixa de preço, a Apple coloca o iPad em concorrência direta com notebooks, ultrabooks, conversíveis PC/tablet e até mesmo seu MacBook Air. Segundo a companhia, o novo produto tem como consumidores-alvo empresas, educadores e artistas, conforme divulgado em comunicado à imprensa.

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