Microsoft convidou um grupo de desenvolvedores de aplicativos para o sistema operacional iOS, da Apple, para um evento organizado pela companhia. A reunião teve como objetivo estimular os programadores a criar apps para o Windows 8 e RT, demonstrando que essas plataformas também são pertinentes no lucrativo universo mobile.

A Microsoft pretende aumentar a oferta de apps na Windows Store (Foto: Divulgação)


De acordo com o site Technology Review, a visita dos programadores buscou estimulá-los a produzir aplicativos para sistemas operacionais da Microsoft, que pretende diminuir bastante a diferença entre o repertório de aplicativos para Windows 8 e RT em comparação aos disponíveis para iOS e Android. Os números, no entanto, indicam que a companhia vai precisar de muito além de alguns dias de eventos estimulantes. A Windows Store conta com apenas 100 mil apps para suas plataformas, contra os mais de 700 mil disponíveis nas lojas do iOS e do Android.


A reunião
Durante os dois dias que frequentaram as instalações da Microsoft, o grupo de desenvolvedores pôde entrar em contato com os sistemas operacionais da empresa, seus aplicativos e a visão da Microsoft sobre a integração desses a seus sistemas de computadores pessoais e tablets. Cada palestra possuía um desenvolvedor da Microsoft, responsável por responder questões e dúvidas dos visitantes, além de sugerir como cada um deveria orientar o desenvolvimento ou migração de seu software para o Windows.
Aparentemente, a iniciativa ousada e nova da Microsoft agradou muitos programadores, que mesmo não cogitando realizar a migração de seus produtos, consideraram o evento uma boa iniciativa da marca. Dentre as críticas, houve questionamentos por parte dos desenvolvedores sobre a decisão da Microsoft utilizar um único sistema operacional para PCs, telefones e tablets, o que poderia tornar a codificação para cada formato em um verdadeiro inferno. Outros observaram na loja de apps da Microsoft um campo lucrativo, já que essa não se encontra superlotada como a dos concorrentes.

Postar um comentário

 
Top