O aparelho, desenhado para ter baixo custo, usa processador Qualcomm de 1 GHz, oferece 4 GB de armazenamento (expansível via microSD até 32 GB) e tem 512 MB de RAM.
Essa configuração modesta é possível porque o sistema operacional é mais leve que um Android, por exemplo, o que permite ao Keon rodar de forma mais suave e demandar menos força do processador. Além disso, como funciona em apenas três camadas, a bateria de 1.580 mAh, apesar de não ter um valor impressionante de armazenamento, aguenta, em média, 48 horas de uso, segundo Rodrigo Silva-Ramos y Pidal, da diretor da Geeksphone, empresa que desenvolveu o hardware.
O Keon não é uma versão final de aparelho com Firefox OS que chegará ao consumidor. O atual dispositivo foi enviado apenas para desenvolvedores, sob o pedido de que criem apps para a Mozilla Store, loja de aplicações da novíssima plataforma.
Segundo Pidal, a Mozilla Store trabalhará com apps criados em HTML 5, o que permitirá que os aplicativos criados para a plataforma rodem em qualquer browser que suporte esta tecnologia. Além disso, aposta a Mozilla, o HTML 5 sempre contará com mais desenvolvedores que linguagens fechadas. Atualmente, estima-se que existam oito milhões de desenvolvedores no mundo que dominam o HTML 5, contra 100 mil de iOS e 450 mil de Android.
Postar um comentário