Os problemas da Apple com a marca iPad na China parecem estar finalmente resolvidos. Desde que seu produto foi lançado, a empresa norte-americana luta na justiça pelo direito de usar o nome, que no país pertence à chinesa Proview Technology. Mas na manhã desta segunda-feira (2) a companhia decidiu finalizar as brigas e pagar o valor que a Proview pedia pela marca: US$ 60 milhões (cerca de R$ 120 milhões).


A Apple afirmou que a compra do nome só foi realizada para finalizar as brigas com a Proview e finalmente colocar seu iPad nas prateleiras do país inteiro, já que até o momento o tablet só era vendido em algumas redes chinesas. O valor pago foi muito maior do que o esperado pela Apple, que chegou a oferecer US$ 16 milhões anteriormente - valor não aceito pela companhia chinesa. Como o mercado da China é um dos mais importantes para qualquer empresa de tecnologia, a empresa da maçã resolveu aceitar o alto valor pedido para garantir que seu produto seja vendido livremente por todo o país.


A Proview usou o nome iPad em um computador fabricado por ela até 2009, mas como a marca era registada, a Apple não podia usar mesmo nome no país asiático. A companhia da maçã já havia comprado a marca em outros países que vendia o produto da fabricante asiática, mas nenhum deu tanto trabalho como a China. O acordo aconteceu no dia 25 de junho, mas só nesta segunda-feira o tribunal chinês oficializou a compra e a transferência do nome.

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