Sabe aquela foto bem legal que você fez com o Instagram? Cuidado, ela pode parar na página da Vogue em breve. Diversos usuários do aplicativo de imagens estão relatando que o perfil espanhol da famosa revista de moda está “roubando” fotos populares da rede social e utilizando como se fossem dela, sem nem menos dar crédito ao dono.





O fotógrafo Sion Fullana identificou, por exemplo, que a Vogue Spain publicou recentemente uma foto em preto e branco que havia sido tirada em 2005 pelo colega Animesh Ray na cidade de San Francisco, nos Estados Unidos. Rullana explica que a Vogue Spain fez um tratamento na imagem, coloriu, recortou e publicou em seu perfil no Instagram, como se fosse atual e clicada em Madri.
A imagem se tornou um sucesso instantêneo no aplicativo, com quase 500 curtidas, mas foi tirada do ar após a polêmica. O mesmo aconteceu com Mike Stimpson. Ele tinha uma imagem sua publicada no Flickr e no próprio Instagram, porém a Vogue a publicou como se fosse dela e só retirou do ar após um usuário comentar que a imagem não era deles.
A polêmica começou quando Sion Fullana percebeu uma foto sua, de um cachorrinho na bolsa de uma mulher, utilizada pelo Instagram da Vogue. O rapaz fez um alarde e a empresa chegou até a se desculpar com uma imagem. No entanto, com o escândalo, outros exemplos de “roubo de fotos” vêm sendo encontrados na página da revista.
“Isso está se tornando muito maior do que eu pensava. E acho que eles precisam receber uma lição de acordo com as leis da Internet. Eles têm que se desculpar e pagar por isso”, sentenciou Fullana.

Postar um comentário

 
Top