O Google apresentou na última terça-feira (10) as novas diretrizes a serem seguidas pelos desenvolvedores de aplicativos para a plataforma Android. As mudanças foram implementadas para garantir que todos os novos apps venham a funcionar com sucesso na última versão do sistema operacional móvel, o Ice Cream Sandwich.





Android Design, página de regras para desenvolvedores do Android, foi atualizada com pelo menos dois novos verbetes, que tratam principalmente da interação do usuário com os aplicativos disponíveis na loja Google Play ou com aqueles baixados a partir de fontes de terceiros.
Entre as novas regras do Google, é vital que os desenvolvedores não coloquem opções em excesso na seção de configurações do aplicativo. "Quanto menos, melhor", diz a página referente a esse assunto. A empresa também recomenda que os "devs" não confundam ações com ajustes. Por exemplo: tornar uma atualização em uma rede social como padrão pode ser tanto uma ação como um ajuste. É necessário checar o fluxograma fornecido pelo Google antes de optar pela forma como vai incluir a modificação no app.
Da mesma forma, o Google recomenda cautela ao usar os botões de “voltar” e de “acima”. O primeiro faz parte da plataforma e leva o usuário à tela visualizada anteriormente ou para reverter algumas ações, como a de acionar o teclado virtual. Já o botão “acima” serve para criar uma navegação otimizada, complementando a tela onde o usuário se encontra. Se o usuário está num player de música reproduzindo uma canção, por exemplo, o botão "acima" deveria levar para a listagem de músicas daquele álbum, ou algo nesse sentido — não necessariamente à tela anterior, que é a função do botão de “voltar”.
As diretrizes podem ser acessadas pelas páginas sobre configurações e sobre o uso de botões do site para desenvolvedores do Android (em inglês).

Postar um comentário

 
Top