O iPad é o campeão de vendas entre os produtos de tecnologia. Sozinho - com seu sistema operacional móvel iOS -, o tablet da Apple ultrapassa a venda somada de toda a concorrência. Mas um estudo do IDC prova que a empresa não conseguirá impedir o inevitável: os tablets Android serão os líderes do mercado global em três anos. 





A Apple ainda domina o mercado de tablets, mas sua participação de começa a cair de forma lenta e gradativa. O principal motivo para o seu declínio é a oferta de dispositivos Android a preços baixos, como o Kindle Fire, da Amazon. Prova disso é que a Apple vendeu um número maior de iPads no quarto trimestre de 2011 (15,4 milhões, contra 11,1 milhões do terceiro trimestre), mas sua participação de mercado caiu, de 61,5% (no terceiro trimestre de 2011) para 54,7% (registrados no quarto trimestre de 2011).
O iPad, por outro lado, é um único produto de uma única fabricante (Apple), e ainda assim ele consegue brigar contra todos os demais dispositivos Android lançados no mercado. O estudo lembra que esse detalhe fará com que a Apple continue a ser a empresa dominante em vendas unitárias de seus produtos. Porém, como a tendência é que haja uma maior oferta de dispositivos com Android, o sistema do Google deverá ultrapassar a fatia do iOS no mercado global até o ano de 2015.
Por outro lado, o IDC prevê que o iOS ainda será o sistema operacional líder em receitas por um bom tempo. O estudo acredita que, pelo menos até o ano de 2016, a Apple terá o sistema mais lucrativo, podendo manter essa posição por mais alguns anos.

Postar um comentário

 
Top