Três estudantes da Universidade de Hasselt, na Bélgica, conseguiram desenvolver um novo sistema para trazer um pouco mais de vida aos antigos monitores CRT. Com o novoCRTouch, é possível deixar sensíveis ao toque telas de tecnologia ultrapassada.



Os pixels no monitor são formados através de um feixe de elétrons, que é enviado do tubo em direção à tela. Utilizando uma placa Altera DE2-70 e dois pequenos fototransistores nas pontas de uma luva, o protótipo conseguiu detectar este feixe, formando assim, a capacidade de controlar a posição de criação de novos pontos.
Atualmente o CRTouch apresenta poucas opções, onde um fototransistor fica responsável pelo desenho enquanto o outro controla as funções extras. Com dois toques na tela, é exibida uma paleta apresentando diversas cores para selecionar, e com apenas um, o pincel se tornar uma borracha para apagar o que foi desenhado.
No vídeo abaixo é possível ver o conceito em pleno funcionamento. Apesar de criativo e inovador, o touch ainda não está muito preciso. Diversos outros pontos são criados ao redor do local onde você realmente tocou.

Postar um comentário

 
Top