Muitos usuários do Gmail registram seus nomes de usuários com ponto. No entanto, para os servidores do cliente de e-mail do Google, estes caracteres em um endereço de perfil de correio eletrônico não fazem a menor diferença. Segundo informações reveladas pelo site Business Insider e confirmadas pelo próprio Google, o e-mail farejatech@gmail.com seria a mesma coisa ao fareja.tech@gmail.com, por exemplo.

Um post do Google em sua página de suporte ao Gmail explica um pouco do que ocorre. Segundo a empresa, a partir do momento em que um usuário registra o seu nome, como “Farejatech”, todos os endereços de e-mail com pontos entre as letras vão pertencer só a você. Um outro usuário não poderá registrar, por exemplo, o e-mail “fareja.tech”. No post, o Google explica usando contas fictíticias do personagem Homer Simpson.
De acordo com a postagem da empresa, o endereço homerjsimpson@gmail.com vai receber mensagens também de outros endereços de e-mail semelhantes, mas com pontos no meio, como homersimps.on@gmail.com e Homer.J.Simp.son@gmail.com. E isso não é exclusividade do GMail: no Facebook, os pontos também não importam.
“Todos esses endereços pertencem ao mesmo usuário”, explica o Google.
De acordo com o Business Insider, que testou as possibilidades, o Microsoft Outlook, o Yahoo Mail e o Apple iCloud têm suporte às diferenças dos pontos nos nomes criados. Ou seja, no caso de o usuário tentar criar um e-mail “farejatech@outlook.com”, poderia haver também um “fareja.tech@outlook.com” feito por outro internauta.
Não há nenhuma explicação oficial para isso, e os provedores contactados pelo site Business Insider não se pronunciarem sobre o assunto, mas aparentemente a ideia é evitar ao máximo que haja confusões entre usuários. Se os pontos importarem, é possível ter variações muito diferentes para nomes parecidos, facilitando o envio de mensagens erradas.
Caso você tenha alguma dúvida, faça um teste: entre na sua conta do Gmail e faça uma mensagem para um endereço semelhante ao seu, mas com um ponto no meio das letras. Aguarde alguns segundos e a mensagem chegará à sua própria caixa de entrada – com direito há um “recadinho” do Google, “Sim, este é você”, e um link de “saiba mais”.
04 Ago 2013
 
Top