Os tablets seguem com bom desempenho de vendas no mercado brasileiro. O ano deve terminar com 5,8 milhões de unidades comercializadas, 2,7 milhões a mais que em 2012. A estimativa é da consultoria IDC, segundo a qual o país ocupa a décima posição no setor.
O estudo divulgado nesta segunda-feira, 25, aponta o tablet como o dispositivo de maior crescimento no Brasil. “Este é um produto que sempre aponta para números crescentes, e que não registrou queda em nenhum trimestre desde que foi lançado. O tablet com certeza colabora para a inclusão digital”, avalia Pedro Hagge, analista de mercado da IDC Brasil.

Do total vendido em 2012, 77% rodam Android e quase 50% custaram menos de R$ 500. “A entrada de equipamentos com esta faixa de preço foi o principal fator para o aumento significativo de vendas", completa o analista. Das 3,1 milhões de unidades comercializadas no ano passado, 88% foram para usuários domésticos e 12% para o mercado corporativo. Na comparação com 2011, os segmentos cresceram 159% e 303%, respectivamente.

O aquecimento do mercado para tablets constrasta com o recuo de 2% no setor de PCs em 2012, fato que levou o Brasil para quarto lugar no ranking mundial, atrás de China, Estados Unidos e Japão. Na comparação direta entre os dispositivos, no ano passado foram vendidos um tablet para cada cinco computadores. Em 2011 a escala era de um para 14.

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