Em evento realizado nesta quarta-feira, 20, em São Paulo, o Twitter desmentiu que sua audiência tenha caído no Brasil, como reportou em
setembro do ano passado a consultoria internacional ComScore. "Nossa
audiência é saudável e está crescendo", disse o diretor-geral da
companhia no país, Guilherme Ribenboim.
De acordo com o
executivo, escolhido há dois meses para o cargo, os critérios de medição
adotados por consultorias são extra-oficiais e, portanto,
desconsiderados pela rede. "Falamos apenas em números globais (400
milhões de usuários, dos quais 200 milhões são ativos), mas os
relatórios apontam taxa de incremento e não de abandono", garantiu.
Ribenboim
declarou abertos oficialmente os negócios da rede no país, que já conta
com escritorio provisório no país e outros três funcionários
provenientes do Google, Terra e Microsoft. No encontro estavam presentes
o vice-presidente global de estratégias, Joel Lunenfeld, o responsável
pelo marketing de produtos, Guy Yalif, e o diretor de médias empresas,
John Ploumitsakos.
O trabalho de marketing no Brasil
será direcionado especialmente às pequenas e médias empresas, sem
deixar de perseguir as maiores. Os segmentos que mais anunciam
globalmente no Twitter são restaurantes (36%), sites de compras (26%),
bens de consumo e varejo (34%).
"Nosso foco comercial no Brasil
são os 200 maiores anunciantes, e as 30 ou 40 agências de publicidade
online. Dividiremos nossos clientes em dois grupos: pequenas e médias
empresas", comentou Guy Yalif. "Claramente o Brasil
merece toda a atenção e investimento. Começamos nos Estados Unidos,
depois seguimos para o Japão, Inglaterra e agora nos estabilizamos por
aqui", completou.
Segundo o
executivo, a América Latina é o quarto maior mercado do Twitter, com 32
milhões de usuários ativos, sendo que a maioria está localizada no
Brasil. A América do Norte é o maior mercado (31%), seguido pela Ásia
(25%), Europa (20%), América Latina (16%) e África (5%).
Os executivos também apostam no Vine, nova plataforma de pequenos
vídeos. Segundo Joel Lunenfeld, as marcas têm usado o serviço com muita
criatividade para promover produtos e engajamento. A API do Twitter
também tem servido como alavanca dos negócios. No jogo entre Corinthians
e Chelsea, final da Copa do Mundo de Clubes da FIFA, um portal
brasileiro usou a API do Twitter para apresentar gráficos dos times mais
comentados no microblog.
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