A versão mais atual do controle, o DualShock 3, utiliza Bluetooth 2.0 para conversar com o console. Conheço gamers inveterados que até têm o PlayStation da geração mais atual, porém também usam modelos de controle mais antigos por meio das portas USB presentes no videogame. Dá pra dizer que a mamata acabou.
Isso tem um motivo. O controle do PlayStation 4, batizado de DualShock 4, traz uma série de novidades, com destaque para um touchpad capacitativo que reconhece dois pontos de contato simultâneos – dois dedos. Ele ainda inclui bateria não-removível, um giroscópio, um acelerômetro de três eixos e uma barra iluminada que serve tanto para identificar o controle do jogador, quanto para reconhecimento mais fácil em câmeras de vídeo.
Imagine que alguns games serão feitos para utilizar totalmente os recursos descritos acima. Aposto que o gamer ficaria bem irritado se fosse iniciar uma nova campanha e descobrisse que não tem como desempenhar um certo movimento do personagem, digamos, porque falta o giroscópio. Pode ser também que a equipe de desenvolvimento tenha encontrado dificuldades em implementar a interoperabilidade. A hipótese foi levantada pelo Polygon.
Por falar em captação de movimentos, temos a informação de que o PlayStation 4 será compatível com os controles PS Move, aqueles que, quando anunciados, serviriam para dar uma experiência com jeitão de Nintendo Wii ao PlayStation 3.
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