Imagens que supostamente seriam do Windows Blue, a próxima edição do sistema operacional da Microsoft, apareceram nesta semana num site chinês. Ao mesmo tempo, surgiu a notícia, divulgada pela blogueira americana Mary Jo Foley, que o sistema teria chegado ao que os programadores chamam de Milestone 1 (M1), marco que assinala o meio do caminho na elaboração do produto.

 
Até agora, o Windows vinha ganhando novas versões a cada três anos. Mas já se sabe que a Microsoft pretende atualizá-lo anualmente de agora em diante, como acontece com os sistemas operacionais móveis. Assim, a próxima versão, que estaria sendo desenvolvida com o codinome Blue, é esperada para o segundo semestre deste ano.

O Windows Blue deve ser similar ao Windows 8. Como o sistema operacional foi mal recebido por muitos usuários por causa da sua interface gráfica confusa, a Microsoft deve fazer uma série de pequenos aperfeiçoamentos de modo a melhorar a usabilidade. Mas não se esperam mudanças radicais. É até possível que o nome comercial continue sendo Windows 8 ou alguma variante disso, como Windows 8 Plus.

Nas imagens publicadas pelos chineses, o núcleo do sistema é identificado com o número de versão 6.3, o que indicaria que se trata da próxima edição, já que o núcleo do Windows 7 é o 6.1 e, o do Windows 8, o 6.2. Mas não há como saber se essas telas são verdadeiras.
Também não se sabe como vai funcionar esse novo ciclo de desenvolvimento encurtado do Windows. No esquema antigo, a Microsoft liberava uma série de versões preliminares para teste antes de chegar ao produto final. Mas, com atualizações anuais, talvez não haja tempo para isso agora. É possível que a empresa passe diretamente dos testes internos ao lançamento final.

Postar um comentário

 
Top