Twitter Brasil apresentou novidades do serviço nessa última quarta-feira (5) em São Paulo. Em um café da manhã, o novo diretor-geral, Guilherme Ribenboim, anunciou que o microblog irá lançar nos próximos dias Trending Topics em novas cidades, além de focar na ferramenta como "segunda tela", termo que define o uso de um smartphone ou tablet pelo usuário tuitando sobre programas de televisão.

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Um dos grandes responsáveis pela internacionalização do site, o vice-presidente de operações internacionais do Twitter, Shailesh Rao, também esteve presente no evento, e destacou a importância do Brasil para a empresa. Rao comparou o Twitter à imprensa, ao rádio e à televisão. Todas são mídias poderosas, mas que não têm muita interação, enquanto o Twitter, neste contexto, permite que você tenha conversas com pessoas em todas as partes do mundo. 

“Existe uma grande força nas interações entre as transmissões de TV e as mensagens publicadas no Twitter. Quando você divulga uma hashtag em um programa de TV, você une o poder da mídia tradicional com a conversação e engajamento do Twitter”, disse Rao. Para ele, a interação pode manter o programa vivo, mesmo depois que ele já foi exibido. Rao citou também a força do Twitter em casos como o da tempestade Sandy nos Estados Unidos, em que o site foi usado por autoridades para informar sobre fechamento de estações de metrô. A utilidade do Twitter neste tipo de situação é imensa, acredita.
Guilherme Ribenboim classificou o Brasil com um dos principais países para o Twitter pois o brasileiro "adora se comunicar". O diretor-geral do Twitter Brasil disse que o modelo de negócios da empresa está baseado em quatro pilares: usuários, mídia, anunciantes, personalidades. “O Twitter tem sido cada vez mais usado como fonte de pauta para a imprensa, e as personalidades e celebridades sabem muito bem disto”, diz Ribenboim, citando Romário, Pelé e Paulo Coelho como personalidades que estão sabendo usar o Twitter para se comunicar de forma única. 
Ribenboim acredita ainda que o hábito de assistir à televisão com uma segunda tela veio para ficar, e cita uma pesquisa que mostra que 41% dos donos de tablet e 38% dos donos de celular usam os aparelhos pelo menos uma vez na frente da TV. “A Internet começa a trazer audiência para a TV, por causa do buzz nas redes sociais. A novela Avenida Brasil fez muito sucesso, e a hashtag #OiOiOi foi citada em milhões de tuítes, entrando não só no Trending Topics Brasil, mas também no mundial.” Ele cita um exemplo ainda mais recente, o The Voice Brasil: “Assistir ao programa com o Twitter é uma experiência completamente diferente”. 
Para citar a força da TV no Twitter Brasil, é só observar o número de tuítes por minuto publicados em 2012. O evento campeão foi o segundo jogo da final da Libertadores, com 3.548 tuítes por minuto. A final da novela Avenida Brasil e o hashtag #OiOiOi alcançaram 3.031 tuítes, seguida pelo primeiro jogo entre Corinthians e Boca Juniors com 2.754, o falecimento de Chico Anysio com 2.265 o penúltimo programa The Voice Brasil com 2.068 tuítes por minuto. 
Uma das novidades mais esperadas era a ampliação das cidades com Trending Topics no Brasil. Nos próximos dias, Fortaleza, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba, Belém, Goiânia e Brasília, além de outras cidades, também terão suas tendências mapeadas pelo microblog.
O diretor-geral do Twitter Brasil mostrando que entende do assunto (Foto: Nick Ellis)O diretor-geral do Twitter Brasil mostrando que entende do assunto (Foto: Nick Ellis)
“O Brasil é um dos cinco maiores mercados para o Twitter. Nossa presença no Brasil mostra como o mercado é importante, pois só temos escritórios fora dos Estados Unidos no Japão, Inglaterra e agora no Brasil”, completou Guilherme Ribenboim. 
Twitter atualmente conta com 140 milhões de usuários que enviam 400 tuítes por dia, em mais de 33 idiomas, incluindo o português. A rede social também é muito popular para outras companhias: uma pesquisa mostra que cada usuário segue seis marcas em sua conta.

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