Há alguns dias, documentos da Intel divulgados na Internet apontavam para a intenção da empresa de abandonar o modelo processador e soquete, e investir no desenvolvimento de processadores soldados na placa. Embora a Intel não tenha se posicionado para comentar o assunto, que gerou polêmica entre os consumidores, a AMD resolveu se posicionar sobre o tema, garantindo que permanecerá fiel ao modelo atual.
O comunicado da Advanced Micro Devices garante que em 2013 e 2014 as linhas de processadores e APUs da marca continuaram sendo vendidas no modo atual, onde o consumidor pode adquirir os chips independentemente da placa-mãe. No comunicado, a AMD diz que “não temos planos para mudar para o sistema BGA e estamos ansiosos para continuar apoiando esse seguimento crítico do mercado”.

BGA é o termo que se aplica ao modelo de solda pretendido pelos documentos extra oficiais da Intel. Nos materiais, há informações que sugerem que os processadores da arquitetura Haswell, em 2014, poderiam ser comercializados no formato BGA, soldados diretamente na placa-mãe.
A novidade causou irritação e preocupação entre os consumidores. Entende-se que comprar um processador fixo numa placa restringe as opções na hora de montar um computador e compromete upgrades futuros. O lado técnico da questão, que poderia justificar a opção da Intel, está em questões vinculadas a desempenho e economia de energia.

Postar um comentário

 
Top