Aos poucos, os planos do Google para o Google+ vão ficando mais claros: a partir de agora, todos os reviews e comentários que você fizer no Google Play terão seu nome e foto na rede social.
A novidade busca tanto encorajar o diálogo entre desenvolvedores e usuários, como também impedir (ou, no máximo, limitar) comentários maldosos, notas baixas sem razão e outras atividades negativas de quem é troll de carteirinha ou simplesmente caiu do lado errado da cama e precisa descontar o stress num espaço de reviews.

Obviamente, puristas e preocupados com privacidade podem não gostar, e a quantidade de reviews no Google Play pode até acabar caindo, mas ao que tudo indica a ideia do Google é priorizar qualidade em vez de quantidade. Ao dar um nome e um rosto para as análises, o usuário comum pode acabar confiando mais na informação, e isso é importante.
E calma: se no passado você andou soltando os cachorros em alguma análise, pode ficar tranquilo: todos os reviews publicados antes dessa mudança terão marcados como usuário “Um usuário Google”, sem dar qualquer detalhe pessoal. É como se o Google estivesse começando do zero.
Cabe notar, outras ferramentas do Google estão aos poucos sendo integradas ao Google Plus. O YouTube também já começa a fazer essa integração. Em breve só será possível comentar usando a identidade associada ao perfil no Google+.

Web social

Quem aponta o G+ como uma rede social morta ainda não entendeu corretamente o que o Google vem planejando já faz um bom tempo: uma rede que une toda sua interação nos diversos serviços e ferramentas da empresa, permitindo ao usuário (e, imagino eu, às empresas) saber em um único local quantos vídeos o usuário curtiu no YouTube, quantos aplicativos ele baixou no Google Play e quais dispositivos ele possui, quantos feeds ele lê no Google Reader, e até mesmo o tipo de conteúdo que ele mais compartilha na rede.
Ao apresentar o Google+, no ano passado, o buscador bateu na tecla de que se trata de uma tentativa de tornar a web mais social. Não necessariamente uma “rede social”, como é o caso do Facebook ou LinkedIn.
Claro que mudanças assim levam tempo, mas ao que tudo indica a meta do Google é exatamente essa: dar um nome e um rosto a todos seus usuários. Mesmo que seja na hora de falar que o jogo é uma porcaria.

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