Anunciada no final do ano passado, a Smart TV Alliance finalmente ganha vida com a força conjunta da Philips – controlada pela TP Vision – e a marca sul-coreana LG. O objetivo desta união é de criar um ecossistema de criação de apps para os aparelhos de Smart TVs de ambas as empresas.





Além destas duas marcas, a aliança também conta com outros players do mercado asiático, que ainda não foram divulgados. “Antes, a indústria de Smart TVs estava em um mercado bastante complicado para os desenvolvedores de apps, já que cada fabricante trabalhava com uma tecnologia e plataforma próprias,” comentou Bon-seok Kwon, representante da LG.
A união de duas – e mais – empresas em uma só plataforma para a criação de aplicativos faz com que os custos e tempo gasto com a produção de apps diminuam. Além disso, o número de programas criados para rodar nos aparelhos de TV devem crescer ainda mais. É algo como o que acontece com o Android que roda em vários aparelhos de várias marcas.
A base dos apps será o HMTL5 e o primeiro kit de desenvolvimento será distribuído até o final deste ano, para os programadores. O curioso é que o primeiro comentário sobre a criação desta aliança incluía a marca Sharp, mas ela não apareceu no comunicado que a Smart TV Alliance soltou para a imprensa.

Postar um comentário

 
Top