Uma falha do Android permite que aplicativos drenem toda a bateria do celular em menos de cinco horas. A anomalia, chamada "no-sleep bug", foi descoberta por pesquisadores da Purdue University e permite que os aplicativos continuem executando tarefas pesadas mesmo quando o smartphone está em modo de espera.






De acordo com Y. Charlie Hu, professor de Engenharia Elétrica e Engenharia da Computação da universidade, os smartphones com Android estão em modo de espera sempre que o usuário não interage com ele apertando botões ou tocando na tela, ou seja, na maior parte do tempo. A função existe para aumentar a autonomia de bateria, que é um fator crítico para os aparelhos, que precisam sempre estarem funcionando para receber ligações e mensagens de texto.

Mas para continuar executando tarefas mesmo quando o smartphone está em modo de espera, os desenvolvedores de aplicativos utilizam uma API do Android chamada "wakelock", que permite o download de e-mails e notificações mesmo quando o aparelho está inativo. Entretanto, alguns aplicativos falham em voltar para o modo standby quando completam suas tarefas, gastando toda a energia do dispositivo mesmo sem rodar nenhuma atividade.
Para comprovar a existência da falha, os pesquisadores utilizaram uma ferramenta que analisa o código binário dos aplicativos e detecta o problema com precisão. Entre os 187 aplicativos estudados, 42 continham o erro e são potenciais responsáveis por gastar excessivamente a bateria do aparelho. A esperança é que o estudo alerte os desenvolvedores a respeito do bug, para que ele possa ser corrigido posteriormente.

Postar um comentário

 
Top