Se o mercado de smartphones anda complicado para as fabricantes, não é o que acontece com a Samsung e com a Apple. De acordo com uma pesquisa realizada pela ABI, quase 90% de todo lucro obtido com vendas de smartphones está diretamente ligado aos modelos Android e iOS das empresas. A pesquisa revelou ainda que mais de 50% do mercado de celulares inteligentes está nas mãos das duas juntas.







Somente no último trimestre, a Apple vendeu aproximadamente 35 milhões de iPhones, enquanto a Samsung vendeu 43 milhões no total de todos os seus modelos. Além disso, o estudo revela que a companhia sul-coreana é a única fabricante que ainda obtém lucros com o sistema Android.
A Nokia, por sua vez vem pagando caro pela insistência em usar o Symbian em seus aparelhos. A empresa perdeu a segunda colocação entre as maiores fabricantes de celulares, e viu suas vendas cairem 40% no ano passado. Para se recuperar desta crise, fez uma parceria com a Microsoft e lançou modelos com a plataforma Windows Phone. Ainda assim, pelo que revela a ABI, para que a Nokia tenha algum lucro realmente significativo, suas vendas teriam que aumentar quase 5 mil por cento.
A pesquisa mostrou, no entanto, que enquanto a Apple e a Samsung estão brigando pelo topo, existe uma grande probabilidade de uma terceira empresa chegar e ganhar uma boa fatia do mercado. Mas isso ainda pode demorar a acontecer, até porque até hoje nenhuma outra companhia apresentou smartphones que realmente se destacasse entre os usuários.
O resultado do estudo pode sofrer alguma variação se forem considerados mercados locais, como o da China, que tem outros concorrentes fortes, como a ZTE e a Huawei. Porém, na maioria dos países, o mercado segue sob o domínio da Apple e da Samsung.

Postar um comentário

 
Top