No site oficial da empresa a frase “não pega vírus de PC” foi substituída por “construído para ser seguro”. No material antigo, a Apple também valorizava a independência do Mac OS X em relação a softwares de segurança: “proteja seus dados. Sem fazer nada demais”. Hoje, no mesmo lugar, lê-se: “segurança. Embutida”.
A precaução nos conteúdos de marketing pode estar relacionada com uma estratégia que evite processos judiciais, em que consumidores argumentem se sentirem lesados ao comprar um produto que se garantia absolutamente à prova de vírus. A marca de imunidade à vírus sempre foi um sólido argumento de vendas para a Apple, que precisa agora encarar uma mudança de paradigmas.
As mudanças entram em compasso com outras iniciativas da empresa em novos produtos. Recentemente, a Apple anunciou que a nova versão de seu sistema operacional para desktops e notebooks, o Mac OS X Moutain Lion, terá a inclusão de um recurso chamado de Gatekeeper. Sua função é restringir a instalação de aplicativos no computador, algo semelhante ao que o Windows oferece desde o Windows Vista.
Postar um comentário