Google, em parceria com a Onix Networking, acaba de assinar um contrato de parceria no valor de US$ 35 milhões com o Departamento do Interior dos Estados Unidos para implantar um novo serviço de e-mail na nuvem. Com isso, eles desbancam a Microsoft, que até então era a empresa parceira do departamento governamental.





Em 2010, o mesmo Departamento do Interior fechou com a Microsoft um contrato de US$ 59,3 milhões para implantar o seu sistema colaborativo de e-mails. O Google soube dessa negociação, e convocou a sua parceira no estado de Ohio (a Onix Networking) para entrar com uma ação na Justiça do estado para bloquear esse contrato. Na visão do Google, o processo de seleção do órgão governamental foi injusto, e favorecia diretamente a gigante de Redmond, sem dar chance para outras empresas apresentarem suas soluções.
Depois de uma pequena batalha nos tribunais, o Google retirou a ação em setembro de 2011, depois que o já citado Departamento desistiu de usar a solução da Microsoft, por considerar a opção “obsoleta à luz das novas tecnologias em desenvolvimento no mercado”.
Uma vez que essa migração esteja concluída, o Departamento do Interior dos Estados Unidos vai se tornar o maior órgão do governo a utilizar os serviços na nuvem do Google. Outras agências governamentais norte-americanas já usam o Google Apps, como a GSA, a NOAA e os laboratórios nacionais de Berkeley e Idaho.
Mas vale lembrar que, por ser um contrato com o governo norte-americano, as coisas não são tão simples para o Google. O contrato prevê que as duas partes “precisam cumprir com os objetivos do Departamente de forma conjunta, integrando ferramentas e serviços e garantindo toda a conformidade de informação de forma regular”. A migração na prática deve ser feita até dezembro de 2012, e envolve o fim de mais de 90 mil contas obsoletas de e-mail, que serão desativadas para dar lugar às novas contas do Google Apps.

Postar um comentário

 
Top