Não é surpresa que a Apple vem trazendo muitos elementos do iOS — sistema dos aparelhos móveis da empresa — para o sistema operacional de seus Macs. Começou com o uso dos gestos multi-touch, a cara nova de alguns aplicativos, a organização de ícones do Launchpad e, é claro, a chegada da Mac App Store há mais de um ano.


Recentemente tivemos mais uma lista de itens que vieram de iPhones e iPads e estarão presentes na próxima versão do Mac OS X Mountain Lion. Começando pelo próprio nome, o sistema operacional oficial da Maçã perdeu o “Mac” e agora fica conhecido apenas como “OS X”. Um detalhe bobo, mas já diz muita coisa sobre o futuro desses dois softwares, não?
O “Leão das Montanhas” terá uma central de notificação funcionando exatamente como no iOS, e os desenvolvedores da App Store poderão usar esse recurso de maneira ainda mais fácil.

parentemente os aplicativos também ganharão aquele atalho de rolagem no topo da tela. Para quem não sabe, a qualquer momento, se você tocar na barra de relógio/bateria do iOS, a tela é rolada para cima de imediato. Um detalhezinho que sinto muita falta!
O melhor ainda não foi dito: o centro das atenções foi o Messages. O app que já está presente no iOS desde a última grande atualização, agora chegará no Mac para a comunicação gratuita entre iPhones, iPads, iPods touch e Macs — com as versões atualizadas de seus sistemas, é claro.
Mas afinal, isso é bom ou ruim?
Quando não há integração: reclamam. Quando há integração: reclamam. É claro que há muitas críticas em relação a essa aproximação a passos “curtos”, pois uns querem ver um sistema único de uma vez por todas, enquanto outros acham que o Mac OS está prejudicado nessa equação.
A Apple vem aprendendo com seu sistema móvel e aprimorando o OS X: bom para quem não está acostumado com Macs, pois eles ficam mais amigáveis e semelhante a outras plataformas da empresa; Bom também para quem é heavy user das antigas, pois ganha uma coleção de novos recursos para decidir se usa ou não. Até o momento, essas novidades só acrescentaram de forma positiva no meu uso. Aliás, integrar apps do iPhone/iPad com o Mac traz ainda mais possibilidades para os desenvolvedores facilitarem nossas vidas.

Você cria uma lista de compras, por exemplo, no Reminders do Mac e ela aparece imediatamente no seu iPhone para quando estiver no mercado. Os que estão acostumados com a cara de um app no iPad, não precisam de uma curva de aprendizado para utilizar o mesmo no Mac. Vale dizer que isso é matador para trazer novos usuários para a plataforma OS X, hein!
Quanto à união de iOS e Mac OS, é um tanto evidente que ela vá acontecer no futuro, mas é uma mudança muito delicada! A interface touchscreen não tem as mesmas características e possibilidades de uma máquina desktop, e vice versa. Vejo com bons olhos que uma aprenda com a outra e também que a concorrência tire proveito dessa “conversa” na chamada “Era Pós-PC”.
Mais novidades
Finalmente o Safari ganhará um só campo no topo do browser, unificando as caixas de endereço e busca, assim como já acontece no Chrome.
• O Dashboard estava largado às traças, mas vai ganhar uma boa atualização visual aproximando bastante do Launchpad.
• Um novo recurso chamado Gatekeeper vai gerar um tipo de identificação de desenvolvedores para aumentar a segurança das máquinas.
• Você pode ver a lista oficial no próprio site da Apple (em inglês) para ter uma ideia do que vem por aí.
Ainda não se sabe quando o Mountain Lion estará disponível, nem por qual valor, mas já é certo que ele só será vendido na Mac App Store e provavelmente pelo mesmo padrão de preços das outras versões do OS X. Agora e esperar para ver!




Postar um comentário

 
Top