Milhares de computadores de todo o mundo vão ficar sem Internet nesta segunda-feira (9). O FBI anunciou que irá desligar os servidores utilizados para a propagação do vírus DNSChanger, que chegou a atingir 3 milhões de PCs. Atualmente, segundo estimativas de especialistas, restam “apenas” 300 mil; sendo seis mil do Brasil. Tanto usuários do Windows como do Mac OS X estão contaminados.




O FBI identificou os endereços utilizados pela quadrilha responsável pelo desenvolvimento do vírus no início do ano. A previsão inicial de desligamento dos servidores era para 8 de março, mas o Governo dos Estados Unidos pediu o adiamento, temendo que muitas pessoas fossem prejudicadas com a queda dos serviços de Internet. Desde então, diversas campanhas ensinando como remover o vírus foram lançadas e o número de PCs infectados caiu bastante.

Agora, não há mais jeito. As autoridades norte-americanas vão mesmo desativar os servidores. Isso porque o DNS Changer alterava as configurações de DNS dos computadores contaminados fazendo com que eles se conectassem à Internet por meio destes servers piratas. Mas caso eles sejam desligados, as máquinas que estão com o vírus não conseguirão mais se conectar – pois perderão o serviço DNS – e seus donos terão que reconfigurar seus endereços de IP.
Vale lembrar que os responsáveis pelo DNSChanger teriam faturado em torno de US$ 14 milhões (cerca de R$ 28 milhões) com a fraude, redirecionando sites de busca para arrecadar dinheiro com venda de tráfego e anúncios. De acordo com o DNSChanger Working Group, organização que se mobilizou para combater a infecção, 300 mil computadores ficarão sem Internet nesta segunda-feira. Pouco mais de seis mil deles são brasileiros. Por isso, vale sempre dar aquela checada nas configurações de DNS para garantir que seu IP está funcionando perfeitamente.

Postar um comentário

 
Top