Uma adolescente das Filipinas foi banida da própria formatura por causa de uma foto publicada no Facebook. A imagem mostra a menina vestindo um biquíni, segurando um cigarro em uma das mãos, e uma garrafa de bebida na outra. Foi o bastante para a escola católica St. Theresa’s College High School (STC) punir a jovem e impedir que ela participasse da cerimônia.


De acordo com a instituição, a foto viola inúmeras regras da escola, que inclusive são passadas aos alunos em um manual. No texto, há o aviso de que “postar fotos na Internet mostrando muito o corpo” são consideradas amorais. O advogado da menina, Enrique Lacerna, de 16 anos, explicou que o clique foi feito em uma reunião de família.
Lacerna  ressaltou ainda, que o perfil da garota era restrito a amigos e não para “consumo público”. Por isso, a escola teria obtido as fotos de forma ilegal. Além disso, ele alegou que sua cliente estava sofrendo “bullying” e ficando “traumatizada” com a situação.
O caso foi parar na Justiça, e o juiz Wilfredo Navarro analisou tanto as fotos como a cartilha feita pela escola. Após estudar ambos os argumentos, Navarro decretou um veredito a favor da estudante. Segundo ele, a estudante não pode ser impedida de colar grau - tendo alcançado todos os seus objetivos acadêmicos - simplesmente por conta de uma foto. Romeo Balili, advogado da escola, reclamou. “Não estamos felizes. A escola é regida pelos ensinamentos da Igreja Católica. Temos que formar os valores. Mas não temos escolha e seremos obrigados a acatar a decisão”, comentou.






Postar um comentário

 
Top