Nvidia finalmente aderiu à Linux Foundation. Desta forma, a popular fabricante de chips e placas passa a integrar o grupo de fabricantes de hardware que suportam o sistema operacional livre para PCs. O mais importante da notícia para o usuário comum é a possibilidade de que, agora, a Nvidia passe a criar drivers para suas placas voltados para Linux.



Atualmente, o usuário Linux que dispõe de uma placa da Nvidia precisa adotar drivers criados em processo de engenharia reversa, porque o software controlador da Nvidia é proprietário. Para estes consumidores, a chance de poder contar com drivers criados pela própria Nvidia é interessante, na medida em que ninguém melhor que o fabricante do hardware para criar um software que explore todas as capacidades de seus produtos.
A entrada da Nvidia no mundo Linux em caráter oficial pode estar alinhada com a necessidade de desenvolver ferramentas de olho na supercomputação. As novas placas Kepler deverão estar em alguns dos principais supercomputadores dos próximos meses e estas máquinas, normalmente, adotam variações do Linux para funcionar.

Postar um comentário

 
Top